Laptop e celular
Conhecendo a Área Financeira

Para o profissional: É preciso ter informação e preparação para se destacar e conquistar o espaço ideal de acordo com o seu propósito profissional.

Para o cliente: É importante conhecer para contratar o serviço ideal e o profissional apto e qualificado de acordo com a sua necessidade.

É muito importante entender a diferença dos Serviços Online e conhecer a diferença entre os Profissionais da Área Financeira.
Laptop e celular
Entenda a diferença dos Serviços Online
Atendimentos Avulsos

Os atendimentos avulsos são orientações financeiras e empreendedoras, com duração de 01 hora. Os valores são fixos de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais) para todos os temas e todos os Profissionais Financeiros Cadastrados que irão executar os atendimentos.

Os atendimentos avulsos são categorizados em:

  • Atendimentos Avulsos – Finanças Pessoais e Familiares

  • Atendimentos Avulsos – Finanças Empresariais

  • Atendimentos Avulsos – Empreendedorismo

Os atendimentos avulsos é um serviço online exclusivo do Box Financeiro. O foco desse serviço é proporcionar as pessoas e empresas de todo o Brasil:

  • um tipo de orientação segura;

  • com questões informativas;

  • tem como objetivo orientar, esclarecer dúvidas e disponibilizar informações fundamentadas da área financeira e área empreendedora;

  • totalmente neutra, imparcial e sem nenhum tipo de conflito de interesses;

  • que visa impreterivelmente satisfazer as devidas necessidades financeiras e empreendedoras do cliente.

Esse serviço de atendimento online é executado pelos Profissionais Financeiros Cadastrados (área financeira) e pelos Profissionais Cadastrados do Box (outras áreas de atuação) na plataforma de divulgação do Box Financeiro, são todos profissionais especializados, formados, registrados, certificados e experientes em diversos temas da área financeira e área empreendedora de acordo com a sua especialidade.

Trabalhando juntos
Dando uma apresentação
Coaching

Coaching é um processo que tem como objetivo melhorar a imagem e aumentar a performance de uma pessoa, um grupo ou uma empresa. Para isso, são aplicadas diversas metodologias, ferramentas e técnicas para que o coachee — cliente — se conheça melhor e encontre o caminho para alcançar seus objetivos.

O profissional responsável por conduzir o processo é chamado de coach. Ele não dá conselhos, tampouco orienta o seu cliente sobre as decisões a serem tomadas. Seu papel é estimular o desenvolvimento pessoal para que a pessoa aperfeiçoe competências e supere suas limitações.

Diversas ciências contribuem para a atuação do coach e a orientam, das quais podemos destacar a neurociência, a psicologia e a administração. O objetivo é tornar o indivíduo melhor e ajudá-lo a maximizar suas habilidades na busca de suas metas — como passar em um concurso ou vestibular e subir na carreira.

Veja um exemplo: Um atleta que deseja elevar sua performance pode investir em coaching para se conhecer melhor e potencializar as habilidades imprescindíveis para os seus resultados.

Assim, por meio de reuniões semanais, quinzenais ou mensais o profissional apresenta tarefas definidas em conjunto com o cliente para que ele alcance as metas pretendidas. Portanto, para que tenha sucesso, é necessário foco e dedicação do coachee.

 

Principais características:

  • processo baseado em diálogo;

  • foco na melhoria e no alcance de metas pessoais;

  • o coach não diz ao cliente como agir, mas, sim, o apoia a fazer reflexões;

  • o coach não precisa ser mais velho ou mais experiente que o cliente;

  • o objetivo é o autoconhecimento e a evolução contínua;

  • o número de encontros é definido no primeiro encontro.

 

O coaching é um processo indicado para indivíduos que desejam se tornar melhores — seja na vida pessoal, seja na vida profissional —, estão passando por uma transição de carreira ou buscam se diferenciar no mercado. Perceba que falamos em um desenvolvimento completo de diversas competências que farão a diferença em seu dia a dia.

Consultoria

A consultoria é um processo executado por um consultor e que consiste na análise de uma determinada situação. Ela tem como objetivos chegar a um diagnóstico e apresentar uma solução para o cliente.

A consultoria pode ser direcionada tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas. Na prática, o contratante desse serviço tem um problema que não consegue resolver sozinho e, por isso, contrata a consultoria — exercida por um profissional qualificado e especialista na área.

Após analisar os fatos, será dado um diagnóstico sobre a situação e apresentado um projeto para a superação do problema. Por fim, as soluções propostas são implementadas.

Vejamos um exemplo: Uma empresa com problemas de comunicação interna contrata um consultor. Ele observará o dia a dia dos funcionários, como se comunicam e o clima organizacional. Depois disso, apresentará um diagnóstico e uma solução, que pode ser, por exemplo, a implementação de uma ferramenta automatizada de comunicação entre os colaboradores.

 

Principais características:

  • serviço baseado no diagnóstico de uma situação;

  • foco na correção de um problema;

  • o consultor diz o que o cliente deve fazer;

  • o consultor é um especialista na área;

  • seu objetivo é avaliar informações coletadas e desenvolver um projeto de intervenção;

  • não existem encontros, mas, sim, reuniões para apresentar o diagnóstico e as soluções.

 

A consultoria é voltada para profissionais e empresas que se deparam com um ponto de ineficiência e não conseguem visualizar a origem do problema. Assim, é contratado um profissional isento e imparcial que analisará informações e apresentará um projeto capaz de superar essa questão.

Um homem e uma mulher trabalhando juntos
chuva de ideias
Mentoria

A mentoria também é conhecida como mentoring e pode ser resumida como um processo executado por um profissional experiente na área de atuação que tem a função de orientar, compartilhar conhecimentos e estimular o desenvolvimento profissional do cliente.

Trata-se, portanto, de uma espécie de tutor. Vejamos um exemplo: um jovem empresário, inseguro em relação a melhor maneira de conduzir o seu negócio, pode contratar um profissional maduro e com experiência na área para aconselhá-lo.

Assim, em reuniões periódicas, o mentor repassa seus conhecimentos ao cliente, ajudando-o a superar seus desafios, como se fosse um “padrinho” mais experiente.

 

Principais características:

  • processo baseado em conselhos;

  • foco no aperfeiçoamento profissional ou pessoal;

  • o mentor repassa conhecimentos;

  • o mentor é mais velho e tem uma vasta experiência na área;

  • o objetivo é ajudar o cliente a lidar com situações pelas quais o mentor já passou;

  • não há um prazo definido para o encerramento do processo.

 

A mentoria é indicada para profissionais e empresas que gostariam de ouvir de alguém mais experiente conselhos e dicas para superar as adversidades de seu cotidiano. Ele não apresenta soluções, mas pode compartilhar ideias e conhecimentos importantes.

Terapia

A terapia é um processo realizado pelo terapeuta e pelo psicólogo, que trabalhará questões emocionais e comportamentais. Em muitos momentos, será necessário investigar fatos passados da vida da pessoa para que se possa compreender dinâmicas de funcionamento atuais. No processo terapêutico podem ser trabalhadas tanto questões de aspecto funcional (coisas pontuais da vida da pessoa) quanto disfuncional (depressão, transtornos, entre outros). É indicado também para pessoas que buscam ênfase em bem-estar, autoconhecimento, autoaceitação e desejam trabalhar aspectos pontuais do dia a dia.  

 

Principais características:

 

  • Promove o autoconhecimento.

  • Ajuda a encontrar um propósito.

  • Alivia tensões provenientes de conflitos ou situações ruins.

  • Desenvolve a inteligência emocional.

  • Melhora os relacionamentos.

  • Proporciona aprendizados para a vida toda.

  • Visa trabalha aspectos e problemas mediante as técnicas utilizadas.

 

 

A terapia trabalha com pessoas que apresentam problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos. Tem como propósito investigar e analisar os conteúdos trazidos pelo paciente para solucionar o problema.

De maneira geral, o terapeuta busca o esclarecimento e o porquê de algo que aconteceu ou o motivo de determinado comportamento, através disso, é fechado um diagnóstico e ele faz as intervenções que julgar necessárias.

Trabalhando juntos
Trabalhando juntos
Assessoria

A assessoria é um serviço que auxilia de forma técnica uma pessoa ou uma empresa em suas atividades, esse auxílio parte desde o desdobramento do projeto até a efetivação do serviço. Ou seja, o profissional assessor identifica problemas da empresa, assim como um consultor, porém, participa da parte operacional do serviço, interferindo diretamente no processo.

Um assessor aplica as soluções que desenvolveu a partir do diagnóstico que foi feito da empresa, executando os processos operacionais. A assessoria propõe soluções já prontas para estas falhas e melhorias já identificadas, ela funciona como uma segunda etapa após a consultoria.

Principais características:

- Caso a empresa não apresente funcionários qualificados e com tempo hábil para implementar os processos estipulados, o consultor pode indicar o serviço de um assessor para executar a tarefa operacional ao contratante;

- Todo o trabalho de diagnóstico e execução estão incorporados na contratação do profissional. Ou seja, o serviço a ser entregue, será completo sem que haja a necessidade de tomar outras ações para concluí-lo;

- O prazo é estipulado, porém, as realizações dos processos de solução são definidas a longo prazo levando um período maior para ser concluído.

 

O trabalho de uma assessoria é executar serviços que atendam as demandas do cliente, colocando a “mão-na-massa”, em que o assessor executa tarefas para entregar um trabalho pronto que foi solicitado.

Auditoria

Auditar tem origem no verbo em inglês “to audit”, que quer dizer analisar, examinar, ajustar e corrigir. A auditoria é um serviço de análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, que tem como objetivo verificar se as ações dessas organizações estão conforme planejadas por elas, atesta ao mercado que a empresa segue as boas práticas da governança corporativa tornando a instituição transparente dando ainda mais confiança aos seus demonstrativos, e se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo por Lei.

A auditoria pode ser de dois tipos: Auditoria externa e auditoria interna.

Auditoria interna é realizada pelos colaboradores da própria empresa, examina a adequação e a eficácia dos controles internos e das informações contábeis, financeiras e operacionais da corporação. O objetivo é de garantir um maior valor para as operações realizadas pela companhia, ajudando a atingir resultados e metas através de uma abordagem sistemática, como também de concluir sobre a qualidade dos registros e a segurança destes. O auditor interno não deve estar subordinado aos departamentos que examinarem, deverá ser independente prestar informações apenas aos gestores que o destinarem a execução das atividades. Vale ressaltar que mesmo sendo funcionário da empresa, é necessário existir imparcialidade do colaborador, serem livres de tendência e conflitos de interesse. Os auditores devem assegurar que as constatações e conclusões de auditoria sejam baseadas somente nas evidências encontradas. Também é essencial que esse colaborador seja qualificado para fazer tal auditoria interna na empresa.

Auditoria externa conhecida também como auditoria independente, são executadas por outros profissionais e outras organizações, executadas por pessoas externas à companhia. A diferença é a total imparcialidade do auditor com a organização auditada, atestando se a realidade da organização está de acordo com seus registros ou se há sinais de fraudes, corrupção ou outra irregularidade e também o fato do auditor externo ser um profissional contratado devidamente qualificado, formado, treinado e experiente para executar esse serviço, além de envolver algumas habilidades como muita observação, concentração, análise de documentos e informações.

O processo de auditoria tem como objetivo examinar de forma transparente se as informações disponibilizadas pela entidade estão de acordo com o que foi concedido e de acordo com as normas aplicáveis. O propósito do auditor é avaliar se os critérios estabelecidos estão ou não sendo atendidos pela corporação auditada, e de forma objetiva e técnica evidenciar a relevância do fato apurado, amparando as conclusões e recomendações sobre cada caso auditado. Suas principais responsabilidades são: Apurar se os procedimentos da companhia estão sendo seguidos, apontar não conformidades, apontar e sugerir melhorias, averiguar a necessidade de alterar procedimentos internos.

Principais características:

- Garante a utilização dos controles;

- Confere a aplicação das políticas;

- Avalia a efetividade das normas;

- Antecipa e procura resolver problemas;

- Identifica possibilidades de melhoria;

- Aumenta a confiabilidade da empresa;

- Contribui para a tomada de decisões.

 

A auditoria é originária da área financeira, mas qualquer departamento ou negócio pode ser auditado, afinal, ela é uma ferramenta importantíssima para controlar as atividades de uma organização. Existem diversos tipos de auditoria, como: Auditoria Ambiental, Auditoria Fiscal e Tributária, Auditoria Operacional, Auditoria na Saúde, Auditoria Contábil, Auditoria Financeira, entre outras.

A auditoria é uma prestação de serviço recomendada para a todas as organizações, pois percebe e antevê diferentes cenários e possibilidades, além de ser uma ferramenta ideal para identificar a efetividade de todas as formas de controle e a utilização das normas e políticas propostas.

Trabalhando juntos
Laptop e celular
Conheça a diferença entre os Profissionais da Área Financeira

Trabalhar na área financeira, no mercado financeiro e de capitais é o sonho de muitas pessoas. Existem várias possibilidades para quem tem uma Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística e também outros cursos, mas também é possível trabalhar no mercado financeiro se você tiver uma Certificação Financeira devidamente reconhecida.

É notório percebermos uma gama de profissionais que desempenham trabalho e prestação de serviço na área financeira. Mas ressaltamos que antes de contratar um profissional da área financeira, é essencial que o cliente se informe, pesquise, analise e avalie devidamente vários quesitos em relação ao profissional, para que a contratação faça sentido real os seus objetivos financeiros de vida.

Principais Vantagens para trabalhar na área financeira:

  • Remuneração atrativa;

  • Benefícios envolvidos (como a participação nos lucros dependendo da empresa);

  • Mercado competitivo e vantajoso (probabilidade de maiores ganhos para quem atinge metas);

  • Ausência de rotina (ruim para alguns, mas atrativo para muitos profissionais);

  • Profissão diversificada em: Cargos diversos em financeiro, cobrança e contábil em empresas de diversos segmentos; Instituições financeiras (Públicas e Privadas); e Prestação de Serviço;

  • Várias possibilidades de trabalho (presencial, remoto, CLT e prestação de serviço);