• a1c1f1

07 dicas de jogos sobre educação financeira e finanças


Quem disse que aprender sobre finanças, educação financeira, controlar as finanças, administrar de forma sábia o dinheiro e economizar não pode ser leve e divertido?


Existem muitos jogos adultos e infantis, online e de tabuleiros, que incentivam o planejamento e a poupança para conquistar algo mais valioso mais adiante.


Sem falar que adquirindo o hábito de utilizar os jogos no cotidiano, aproxima os pais, responsáveis e avós de seus filhos e netos, possibilitando a interação da família para brincar e aprender ao mesmo tempo.


É uma excelente oportunidade também para reunir os vizinhos, amigos e familiares para uma diversão diferente, com aprendizado que faz toda a diferença na vida de todas as pessoas, que é o desenvolvimento de assuntos relacionados a finanças domésticas para o dia a dia que são importantíssimos para toda família.






Conheça 07 dicas de jogos sobre educação financeira e finanças:


1- Banco Imobiliário: Um jogo de tabuleiro fantástico. Conhecido no mundo inteiro como um dos jogos mais fascinantes para a família toda. Você pode fazer fortuna com seus imóveis ou acabar indo à falência. Com iniciativa, coragem e um pouco de sorte você se torna milionário e monopoliza o mercado imobiliário. Prepare-se para essa emoção. O Banco Imobiliário é a versão brasileira do Monopoly, e mesmo após ter passado por algumas modificações, ambos os jogos continuam sendo o mesmo em essência: eles lidam com a compra e venda de propriedades como casas, hotéis e empresas, e vence o jogador que não for à falência ou que tiver mais propriedades.


2- Pega Pega Tabuada: A multiplicação pode ser uma brincadeira muito divertida. Através de um mecanismo com bolinhas, dois números são sorteados. Você deve então multiplicar esses números e tentar ser o primeiro a encontrar o resultado correto. Para quem não souber a resposta, basta olhar no gabarito que acompanha o produto. Pega pega tabuada é um jogo excelente.


3- Renda Passiva: O jogo de tabuleiro busca simular as decisões da vida adulta para boas escolhas financeiras sem depender da sorte dos dados ou das cartas. Vence quem alcançar a independência financeira ao adotar as melhores estratégias para administrar dívidas e investir em negócios, renda fixa, imóveis e ações. O objetivo é criar um ambiente que simula bem vários elementos da vida financeira, dando a oportunidade para que os jogadores possam tomar decisões importantes sobre dinheiro e aprender com os erros e os feedbacks que o próprio jogo oferece.


4- Catan: Imagine-se na era das descobertas. Após uma longa viagem, seus navios finalmente chegaram à costa de uma ilha desconhecida chamada Catan. E você não é o único que a descobriu. Há outros marinheiros destemidos que também desembarcaram nestas praias a fim de colonizar a ilha, dando início a um jogo divertido e cheio de emoção. Catan é um jogo de tabuleiro moderno que conquistou famílias do mundo todo e tem se destacado entre os board games por deixar o acaso de lado. Pois até então, os jogos de tabuleiros se baseavam apenas na sorte, diferente em Catan, onde a dinâmica das partidas se baseia na vitória do jogador que tomar as melhores decisões.


5- Quartz: Anões estão entres as criaturas mais destemidas, determinadas e trabalhadoras que você pode encontrar. Especialmente quando eles estão procurando por cristais em uma recém descoberta mina. Em Quartz, você faz parte de um grupo de anões que acabou de descobrir uma nova mina em suas terras. Animados pela descoberta, vocês decidem fazer uma aposta, todos explorarão a mina por cinco dias. Ao final de cada dia você vai para a cidade para vender os cristais que extraiu. Ao término do quinto dia, o anão que ganhou mais dinheiro se tornará o único proprietário da mina. Seguindo a mesma linha de seu predecessor (Ouro de Tolo), Quartz é um jogo rápido e tenso de force-a-sua-sorte e análise de risco no qual os jogadores, agindo como anões mineradores, tentam assegurar os melhores cristais para si e, ao mesmo tempo, mantendo um olho nos seus “colegas”. A cada turno um jogador tem três escolhas: Extrair um cristal e tirar um cristal da sacola; Jogar uma carta que traz para si vantagens ou causa problemas para os oponentes; Deixar a mina e encerrar o dia e vender as coleções de cristais que coletou no dia.


6- Boa Viagem – Mundo: Um jogo super divertido com informações e ilustrações atualizadas, esse jogo é uma verdadeira aula de Geografia. Cada jogador deve administrar o dinheiro que receber e elaborar seu roteiro para completar a viagem em primeiro lugar. Para isso é necessário decidir quais cidades quer visitar e escolher o meio de transporte mais adequado para ir de uma cidade escolhida a outra. Mas só essas etapas não são suficientes. É necessário algo muito importante para fazer sua viagem: dinheiro.


7- Cash-flow: O jogo desafia os participantes a administrar recursos financeiros, que são pagos a cada rodada através de um salário em meio a simulação de situações da vida real. O tabuleiro é dividido entre a pista de rico (pista rápida) e pista de rato (pessoas comuns), e o objetivo final é que cada participante construa uma renda passiva, proveniente de seus investimentos. O jogo possui uma versão adulta e infantil, além de estar disponível no modelo digital e em tabuleiro físico.


Interessante né pessoal?! Muitos jogos de educação financeira proporcionam muitos conhecimentos e transmitem importantes lições para você alcançar o sucesso de suas finanças.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro








Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:





0 visualização0 comentário