• a1c1f1

07 livros de educação financeira para as crianças


Toda pessoa é capaz de aprender sobre qualquer assunto, desde que encontre as ferramentas adequadas. Na infância, por exemplo, a leitura pode ser uma divertida porta de entrada para novos conhecimentos.


É aí que entra os livros de educação financeira para crianças, que possuem uma linguagem apropriada para diferentes faixas etárias, pois afinal, nunca é cedo demais para tratar desse tema tão importante, pois os pequenos devem aprender o quanto antes a se planejar e essa habilidade ficará com eles pela vida toda.


Não se trata apenas de guardar dinheiro no cofrinho. Claro que, ao juntar moedas, a criança acaba conseguindo grana para realizar seus sonhos materiais. Mas a questão vai além disso.

Educação financeira na infância estimula o senso de organização. A criançada aprende o valor das coisas, então passa a poupar recursos para sempre ter o que precisa.


Essa também é uma ótima oportunidade de incentivar a autonomia dos mais jovens. Isso porque, quando a criança detém o poder de compra, ela tem de arcar com as próprias decisões.


Gastar toda a mesada em bombons significa que não sobrará dinheiro para comprar um game novo, né? Ou seja: aos poucos os pequenos e pequenas vão desenvolvendo noções de consumo consciente, mesmo que restritas a um ambiente lúdico.






Conheça 07 livros de educação financeira para as crianças:


1. O pé de meia mágico: Do autor Álvaro Modernell. Essa é uma opção para os pequeninos. Em apenas 20 páginas, conhecemos a rotina de dois irmãos que são muito amigos, mas têm atitudes distintas em relação a tudo. A narrativa traça um paralelo entre os personagens para mostrar como é vantajoso preservar brinquedos e roupas. Além disso, sugere às crianças guardar um pouquinho da mesada para realizar objetivos no futuro.


2. Como se fosse dinheiro: Da autora: Ruth Rocha. O livro traz uma reflexão sobre o valor real das moedas, mas que acaba levantando questões sobre honestidade e esperteza. O garoto sempre recebia balas e chicletes de troco na cantina da escola, pois eram “como se fosse dinheiro”. Sendo assim, ele resolve pagar os próximos lanches de um jeito bastante inusitado – para o desconforto de Seu Lucas, proprietário do negócio.


3. Dinheiro compra tudo? – Educação financeira para crianças: Da autora: Cássia D’Aquino. Esse livro explica curiosidades sobre o universo monetário: onde é fabricado o dinheiro? Qual é a maior cédula do mundo? Grana compra felicidade? As respostas vêm junto com piadas, truques de mágica, jogos e até receitas culinárias. É uma maneira superdivertida de conhecer os primeiros passos do planejamento financeiro e aprender conceitos como “lucro” e “desperdício”.


4. Almanaque Maluquinho: Pra que dinheiro? Do autor e Ilustrador: Ziraldo. Essa HQ reúne sete aventuras do Menino Maluquinho e de sua turma. Como o pessoal vem encontrando dificuldades para administrar as despesas, o desafio de todos é aprender a poupar. O almanaque revela fatos sobre o surgimento da moeda e o funcionamento dos bancos. Também ensina, com humor e leveza, como montar um orçamento doméstico. Assim as compras nunca mais serão um problema para os personagens.


5. Guardiões da Galáxia: O poderoso plano de Rocket. Do roteirista: Aubrey Sitterson. A HQ foi desenvolvida pela Marvel em parceria com o programa Finanças Práticas e está disponível gratuitamente na web. Na trama, os heróis vão a uma missão interplanetária. Eles pretendem utilizar o pagamento pelo serviço para adquirir um novo artefato de tecnologia Stark. Porém, uma emergência pode mudar os planos. Aí entra a relevância da reserva financeira e dos sacrifícios que a gente faz para ter uma recompensa no futuro.


6. Crise financeira na floresta. Da autora: Ana Paula Hornos. Essa obra propõe uma nova versão para uma fábula clássica. Agora, a cigarra toma folhas emprestadas da formiga, dando sua estimada viola como garantia. Só que a cantadeira não paga o que deve. O que será que pode acontecer? O livro demonstra o espaço que o trabalho tem nas nossas vidas. Junto a isso, aborda os perigos do consumismo e as consequências que uma dívida traz ao planejamento orçamentário. Mais uma vez o público tira lições relacionadas à importância de poupar, investir e evitar supérfluos.


7. A menina, o cofrinho e a vovó. Da autora: Cora Coralina. Esse é um exemplar cheio de afeto. É a história de uma senhora que passa por necessidades e resolve fazer doces para vender. O desafio da protagonista está em driblar os obstáculos, como a falta de lenha e de um tacho de cobre. Quando a velhinha adquire uma geladeira usada, a prazo, ela tem uma surpresa: a neta abre o cofrinho e dá todo seu dinheiro para a avó quitar as prestações. E o desfecho? Bem, isso fica para quem ler.


Bacana né pessoal?! Com essas dicas de livros de educação financeira para as crianças, fica mais fácil preparar desde agora os seus filhos para serem adultos responsáveis, organizados e com as contas em dia, não é mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:


0 visualização0 comentário