• a1c1f1

07 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro


Ensinar os filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro é uma das grandes preocupações dos pais. Afinal, o aprendizado deve se refletir na organização financeira dessa criança no futuro.


Um dos pontos fundamentais que os pais e responsáveis podem levar em consideração é adaptar os conhecimentos sobre finanças para a realidade da criança, com uma linguagem mais acessível, objetiva e divertida.


É essencial que os pais percebam que quem determina quando a conversa deve ser iniciada é a própria criança. Ao pedir algo, ela já compreendeu a existência do dinheiro. Esse momento anuncia que a criança está pronta para receber os primeiros ensinamentos sobre diversos assuntos de educação financeira no dia a dia.


É importante ressaltar que, embora seja importante ouvir a realidade do filho e adequar os ensinamentos financeiros aos questionamentos da criança, os pais não podem esquecer que suas falas e, principalmente suas ações, terão grande impacto na vida do filho. O exemplo dos pais é muito importante. De nada adianta ter um discurso severo e rigoroso se ele mesmo não faz isso na sua vida.


Nesse caminhar rumo ao conhecimento sobre a vida financeira, muitos livros de educação financeira podem ajudar na compreensão de diversos assuntos relacionado a finanças no dia a dia dos pequenos.







Conheça 07 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro:


1- Livro: Turma da Keka – Vamos prosperar! Finanças e empreendedorismo para pais e filhos – Valores Editorial. Escrito por Marcos Silvestre em parceria com sua filha, Rachel Silvestre, o livro tem formato de quadrinhos e conta com sete histórias que abordam conceitos de finanças e empreendedorismo. O título ainda conta com um material extra de orientações para que pais ou educadores possam explorar as histórias em conjunto com as crianças.


2- Livro: O dinheiro: aprenda a cuidar do seu brincando – Editora Callis. O livro da escritora Cristina Von, promete explicar a origem do dinheiro, além de termos como salário, imposto, orçamento e outros nomes do mundo das finanças de forma simples, para que as crianças possam assimilar facilmente. O título possui material didático para que pais e educadores acompanhem a criança na leitura e conta também como uma parte destacável para recorte com simulações de moedas, notas, folhas de cheque e cartões de crédito com o objetivo de auxiliar, de forma prática, na compreensão dos temas.


3- Livro: Como conquistar seu próprio dinheiro – Synopsys Editora. Escrito por Eliane Jaqueline Metzner e seu filho, Erico Debesaitis Metzner, o livro conta a história de um garoto de 12 anos que precisa se organizar com o dinheiro da mesada. O enredo é baseado na vida de Erico, que recebe dos pais uma semanada desde os seis anos e a administra sozinho.


4- Livro: Sim! Dinheiro é assunto para crianças! – Editora Scrittore. O livro de autoria de Carlos Eduardo Costa diretamente para os pais que desejam ter uma conversa amigável e didática com os filhos sobre dinheiro, mas ainda não sabem como. A premissa de “Sim! Dinheiro é assunto para crianças!” é que o livro ajude os pais a tratar com naturalidade o assunto com seus filhos, com a máxima de que crianças que aprendem o valor do dinheiro se tornam adultos mais bem preparados.


5- Livro: Educação financeira na família: como falar de dinheiro com crianças – Editora Roca. Escrito por Andreza Maria Neves Manfredini Tobias e Ceneide Maria de Oliveira, este é um livro voltado tanto a especialistas quanto aos pais, ao abordar a forma como as famílias lidam com o dinheiro e como conversar sobre o tema com as crianças. O título mostra como os filhos podem colaborar e compreender a economia, o consumo e demais aspectos ligados ao uso do dinheiro para a formação de uma boa educação financeira.


Bacana né pessoal?! Com essas dicas de livros de educação financeira para as crianças, fica mais fácil preparar desde agora os seus filhos para serem adultos responsáveis, organizados e com as contas em dia, não é mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:


0 visualização0 comentário