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15 sintomas mais comuns do cansaço emocional


Sentir-se cansada após um dia estressante no trabalho é comum, mas quando essa fadiga perdura é preciso ter atenção. Uma rotina corrida, com inúmeras tarefas, desorganização e falta de tempo para relaxar é o cenário perfeito para o desenvolvimento do cansaço emocional.


O cansaço faz parte da vida, afinal a resolução de tarefas durante o dia, as responsabilidades pessoais e profissionais, e uma série de outros fatores geram desgaste para o corpo e a mente.


Agora, o cansaço emocional é diferente. Ele pode ser caracterizado como um estado que o indivíduo experimenta após realizar atividades intensas por um longo período, mas que, mesmo após algumas horas de descanso, há a persistência de fadiga e desânimo.


Viver constantemente sob situações estressantes pode acabar ocasionando, um aumento não saudável dos níveis de cortisol, conhecido popularmente como o hormônio do estresse e que esse fator, unido ao desgaste físico e mental, corroboram para o estabelecimento e diagnóstico de cansaço emocional.


Em qualquer situação de adoecimento, seja ele físico ou mental, o corpo proporciona alguns sinais importantes para os quais você deve se atentar.






No caso do cansaço emocional, os principais sintomas que surgem são:


1. Cefaleia;

2. Insônia;

3. Fadiga excessiva;

4. Alterações de memória;

5. Alterações gastrointestinais e libidinais;

6. Desânimo constante;

7. Preocupação excessiva;

8. Sentimento de angústia;

9. Diminuição da produtividade;

10. Falta de prazer ao realizar atividades;

11. Sentimentos de insegurança e/ou fracasso;

12. Desesperança;

13. Alterações no humor;

14. Necessidade de isolamento;

15. Falta de concentração.


Se você identificou alguns desses sintomas como constantes em seu dia a dia, busque por apoio profissional para te auxiliar no alívio deles e na busca por equilíbrio e qualidade de vida.


Existem alguns tratamentos e atitudes que podem ser usadas para o alívio e prevenção desse tipo de esgotamento como: Organize sua rotina, pratique atividade física, melhore a sua alimentação, pratique a higiene do sono, priorize momentos de autocuidado, faça acompanhamento psicológico, separe um tempo de lazer com amigos e familiares, aprenda a dividir tarefas e outros.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






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