• a1c1f1

A importância dos exames de rotina para a sua saúde


Cuidar da saúde diariamente é essencial para ter uma vida longa e próspera. E os exames de rotina possuem um papel fundamental desse monitoramento das nossas funções corporais.


A partir de um acompanhamento médico constante, algumas patologias poderão ser identificadas ainda no início. Assim, haverá mais chances de ter um tratamento mais simples.

Independentemente de idade, sexo ou condições físicas, todos precisam encontrar um tempo para realizar seus exames.


Infelizmente a negligência se tornou bastante comum nas pessoas mais jovens. E, como consequência, alguns problemas simples de saúde como hipertensão e colesterol alterado, por exemplo, se desenvolvem sem o cuidado necessário.





O ideal é manter uma periodicidade anual. Assim, qualquer divergência nos resultados, os médicos já combaterão o problema ainda no início.


Não há uma idade estipulada para começar a fazer exames anuais. A medicina preventiva indica que, independentemente do sexo, o ideal é que, se houver fatores de risco ou antecedentes, é importante se consultar anualmente a partir dos 25 anos. Caso contrário, a realização de exames anuais deve ser a partir dos 35 anos.


Além da análise clínica, é comum o médico solicitar tanto exames de imagem quanto laboratoriais e clínicos. Veja alguns: Verificação da Pressão Arterial; Análise de Glicemia; Eletrocardiograma; Ecocardiografia; Ultrassonografia; Hemograma; Raio-x; Urina e fezes; Tomografia Computadorizada.


Alguns exames são mais específicos para mulheres. Veja alguns: Ultrassonografia das mamas; Ultrassonografia pélvica; Papanicolau; Mamografia; Densitometria óssea; Laboratoriais hormonais.


A prevenção deve estar presente também na vida dos homens. Veja abaixo os exames de rotina essenciais: Exame de Próstata (importante na prevenção do Câncer de Próstata); Autoexame Testicular; Colonoscopia; Laboratoriais hormonais.


A prevenção de problemas de saúde possui um papel importante para ter uma vida melhor. Por mais que você possua trabalho, faculdade, filhos, contas para pagar, momentos de lazer, etc., é essencial encontrar um período do ano para realizar todos os exames necessários. Infelizmente a maioria dos brasileiros possuem a cultura de ir ao médico apenas quando já está doente.


A negligência é perigosa e pode acarretar em problemas graves de saúde. Ou seja, os casos de câncer em que não há possibilidade de cura, por exemplo, estão aumentando anualmente por conta disso. Por isso a importância da medicina preventiva.


Tenha como objetivo diário, o cuidado com a própria saúde. Se alimente bem, faça exercícios físicos, além de consultas médicas e exames periódicos. Encontre um momento para cuidar de você e da sua saúde.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo