• a1c1f1

Conheça a ferramenta Matriz GUT


A metodologia Matriz GUT é essencial em diversos setores da vida pessoal e empresarial, principalmente para quem se sente tão perdido diante de tantos afazeres que não consegue tomar decisões com tranquilidade.


Essa ferramenta consiste na criação de uma tabela de prioridades, que também pode ser feita à mão ou em um dos recursos de planilha online. Nesse exercício, você deve analisar gravidade, urgência e tendência (daí a sigla GUT) das atividades, colocando um peso de 1 a 5 — sendo 1 menos grave e 5 mais preocupante nesses termos.


Embora seja difícil, diante do excesso de dados e estímulos com que cada pessoa se depara diariamente, é possível usar ferramentas de gestão de tempo para melhorar sua rotina. Com a dedicação e a correspondência necessárias daquilo de que necessita, você vai encontrar uns minutinhos a mais em seu dia para fazer o que precisa e, claro, o que gosta.










Conheça os 03 pilares da Matriz GUT:


Gravidade, Urgência e Tendência são os pilares analíticos dessa matriz, que tem por objetivo ajudar na elaboração de estratégias para a resolução de problemas. Afinal, tão importante quanto resolver os entraves em que muitas vezes um negócio se vê inserido é o tempo que se leva para solucioná-lo.


A matriz GUT faz a classificação de cada problema da organização considerando as bases que dão nome a ela. Veja uma breve explicação de cada uma:


Gravidade: O gestor deve analisar qual o tamanho do impacto, caso a adversidade não seja solucionada (de forma qualitativa ou quantitativa). A empresa corre o risco de falir? Pode perder clientes importantes? Sua imagem perante seus públicos de interesse pode ser prejudicada? A situação analisada precisa ser pontuada de 1 a 5, sendo 1 sem gravidade, 2 pouco grave, 3 grave, 4 muito grave e 5 extremamente grave.


Urgência: Esse é o critério para verificar o prazo para se resolver determinado problema. Afinal, a pressão do tempo é diferente para entraves que envolvem prazos definidos por lei, por exemplo, ou o retorno para seus clientes. A pontuação desse parâmetro também vai de 1 a 5, sendo que problemas classificados como 1 podem esperar, 2 são pouco urgentes, 3 são urgentes e merecem atenção no curto prazo, 4 são muito urgentes e 5 precisam de atenção imediata.


Tendência: A administração da empresa deve examinar qual é a tendência de evolução da situação que precisa ser resolvida. A análise de um problema pode ser realizada considerando qual será o desenrolar da história, caso nenhuma ação seja efetivamente implantada para solucioná-la, estudando qual seria o impacto no crescimento desse entrave com o passar do tempo. Pontue a tendência no transtorno que está sendo objeto da matriz GUT partindo de 1 para os que não mudarão caso nada seja feito, 2 podem piorar a longo prazo, 3 podem piorar a médio prazo, 4 tendem a piorar no curto prazo e 5 correm o risco de piorar rapidamente.


Interessante né pessoal?! Como essa metodologia pode ajudar a nossa vida pessoal e empresarial, não é mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro





Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo