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Conheça o Método GTD e melhore a sua produtividade pessoal e profissional


O método GTD é uma ferramenta de produtividade pessoal desenvolvida pelo consultor de produtividade, David Allen, explicado em detalhes no livro “A arte de fazer acontecer”. Ele pode ser usado para ajudar qualquer pessoa que precise melhorar suas habilidades de funcionamento executivo.








O método GTD é uma metodologia que tem todo potencial para ajudar você a colocar a vida em ordem.


A abordagem GTD é implementada através de uma sequência de etapas. Essas etapas compõem essencialmente os 5 pilares deste método, que são os facilitadores dos processos operacionais. São eles: Captura, Clareza, Organização, Reflexão e Engajamento.


Assim, ao reduzir sensações como ansiedade e estresse, o método GTD consiste em:


· Coletar: anotações de todas as atividades pendentes e projetos aos quais deseja se dedicar;


· Processar: definir quais são as tarefas prioritárias e agilizar a resolução daquelas que podem ser feitas em até dois minutos;


· Organizar: estabelecer listas que segmentem cada atividade de acordo com o âmbito a que pertencem, por exemplo, listas de trabalho e de estudos;


· Revisar: avaliar, aproximadamente uma vez por semana, se as prioridades e necessidades de resolução das tarefas se mantêm as mesmas;


· Fazer: colocar em prática tudo que foi adicionado à sua agenda e devidamente organizado.


Como você pode ver, o método GTD requer uma certa quantidade de tempo e energia para ser configurado. No entanto, depois do primeiro contato com a metodologia, todas as etapas vão ficando cada vez mais automatizadas e você passa a organizar sua rotina pessoal e profissional de forma mais fluída.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







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