• a1c1f1

Conheça os serviços bancários essenciais gratuitos e saiba como utilizá-los


Os serviços bancários gratuitos são oferecidos obrigatoriamente por todos os bancos múltiplos, e com eles é possível economizar com taxas, e isso pode beneficiar o seu planejamento financeiro.


Os serviços bancários gratuitos são aqueles que não demandam nenhum pagamento para serem feitos. Eles existem em todas as modalidades de conta para pessoas físicas. A disponibilização desses serviços é obrigatória aos bancos brasileiros.


Ainda que haja tipos de conta bancária livre de tarifas, como a conta salário, conta digital e a poupança, essas modalidades possuem restrições no seu uso. Assim, os serviços gratuitos trazem possibilidades mais abrangentes em contas convencionais.


A resolução do Banco Central – Bacen, nº 3.919, em seu art. 2º, inciso I determina os tipos de serviços que devem ser oferecidos gratuitamente e a quantidade deles dentro de um mês. O tema também é regulamentado pela Resolução 4.196 e pela Carta Circular 3.594, ambos também do BC.







Entre as especificações de serviços essenciais estão:


· Oferta de cartão de débito;

· Efetuação de até quatro saques por mês;

· Solicitação de dois extratos ao mês;

· Fornecimento de até 10 folhas de cheque por mês;

· Consulta online do saldo e demais transações na conta sem restrições;

· Duas transferências entre contas da mesma instituição por mês;

· Compensação de cheques, sem limite mensal;

· Fornecimento de extrato consolidado e detalhado anualmente.


Os serviços com limites mensais poderão ter incidência de tarifas bancárias avulsas caso ultrapassem os limites previstos. Porém, o banco não pode cobrar valor algum se a utilização por parte do usuário estiver dentro das especificações acima.


Seria uma cobrança indevida, com possibilidade de ação na Justiça e junto a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.


Nem todos os usuários de serviços bancários sabem, mas existe um modelo de conta chamado “essencial”. Trata-se de uma conta corrente cujo diferencial está na isenção de tarifas de serviços básicos, bem como de manutenção de conta. Foi justamente a necessidade de atender ao Banco Central que motivou a criação dessas contas essenciais. E todo banco tem que oferecer este modelo entre os seus pacotes de serviços.


Entretanto, não quer dizer que apenas os clientes com contas essenciais terão acesso a estas ações gratuitamente. O benefício é dado a todos os usuários do serviço bancário. A diferença é que, quando o cliente opta por uma conta corrente convencional, ele pagará a taxa, mas terá os limites mensais aumentados. Além de aproveitar outras vantagens oferecidas como serviço pelo banco.


Só é importante atentar que esta opção de conta sem tarifas só é válida para as pessoas físicas. De modo que as contas para pessoas jurídicas, ainda que Microempreendedores Individuais – MEIs, não gozam dos mesmos serviços gratuitos. Isso, claro, se a conta for aberta no nome da empresa, como uma conta de pessoa jurídica.

Para saber se estas contas atendem a necessidade mensal do contribuinte, ele precisa conhecer as próprias transações e hábitos financeiros mensais.


Bacana né pessoal?! Dependendo da sua movimentação mensal, os serviços essenciais podem proporcionar uma considerável redução de despesa com serviços bancários em seu planejamento financeiro, não é mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:


0 visualização0 comentário