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Vantagens da auditoria empresarial para o seu negócio


Trata-se de uma atividade independente, cujo objetivo é agregar valor à empresa, por meio de um trabalho de avaliação e consultoria. A auditoria é um processo objetivo, sistematizado, usado para avaliar a governança corporativa, a utilização dos controles internos e o gerenciamento de riscos.


A finalidade dela é avaliar a organização de maneira sistêmica. A auditoria verifica se os controles adotados são suficientes para resolver problemas e ameaças operacionais, entre outras questões que podem prejudicar a eficiência e a imagem institucionais.






Conheça algumas vantagens da auditoria empresarial para o seu negócio:


1. Garante a utilização dos controles: A primeira vantagem está relacionada, justamente, à aplicação dos controles internos. De nada adianta investir na implantação deles se não forem bem utilizados, pois, assim, não será possível alcançar os resultados esperados. Dessa forma, a auditoria interna é um processo de verificação dos instrumentos usados para o controle de processos da empresa, quaisquer que sejam, e de sua efetividade.


2. Confere a aplicação das políticas: Do mesmo modo, as políticas internas também devem ser seguidas à risca, não servindo apenas como um ideal. A auditoria tem a missão de revelar o quanto elas estão sendo respeitadas e colocadas em prática, bem como seus efeitos na rotina da organização.


3. Avalia a efetividade das normas: Além das políticas, as normas também devem ser verificadas. A auditoria interna deve atestar se elas estão sendo atendidas. Ou seja, juntos, esses dois instrumentos são fundamentais para a garantia da conformidade, evitando fraudes e outros problemas decorrentes da falta de ética ou da corrupção dentro da organização.


4. Antecipa e procura resolver problemas: Na avaliação das políticas, dos controles e das normas, a auditoria é capaz de identificar problemas reais ou potenciais que podem pôr a empresa em risco. Por isso, é uma forma de evitar que esses problemas surjam e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos deles.


5. Identifica possibilidades de melhoria: A auditoria não serve para identificar apenas problemas. Pelo contrário, com ela é mais fácil encontrar pontos que podem ser melhorados ou contribuir para o crescimento da empresa. Inclusive, é por isso que ela costuma ser realizada antes de grandes mudanças, como um processo de fusão ou aquisição.


6. Aumenta a confiabilidade da empresa: A auditoria interna é uma maneira de aumentar a confiança de clientes, fornecedores, colaboradores e outros envolvidos no negócio. Pois é uma maneira de buscar a transparência e a eficiência máxima nos processos, mostrando aos diferentes públicos o quanto isso é importante para a organização.


7. Contribui para a tomada de decisões: Por fim, é importante destacar o quanto a auditoria interna contribui para a tomada de decisões, não só por apontar oportunidades. O fato é que ter uma visão externa, uma vez que os gestores não participam dela, é uma forma de ir além, de perceber e antever diferentes cenários e possibilidades, algo tão importante para a tomada de decisões.


A auditoria é a ferramenta ideal para identificar a efetividade de todas as formas de controle e a utilização das normas e políticas propostas. Nesse sentido, vale a pena conhecer um pouco mais e realizar esse tipo de atividade no seu negócio.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






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