top of page

Conheça 07 desafios do empreendedorismo no Brasil


Empreender no Brasil e abrir um negócio é um sonho de muitas pessoas. Para consolidar seu negócio no mercado atual é preciso buscar sempre conhecimento e investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial.


Não há uma “receita de bolo” que garanta lucros, por isso é preciso muito trabalho para vencer os desafios do empreendedorismo.







No Brasil, a dificuldade do empreendedor é ainda maior, segue abaixo 07 desafios que os empreendedores enfrentam:


1. Alta carga tributária;

2. Falta de estímulo de crédito;

3. Concorrência alta;

4. Grande possibilidade de fechamento da empresa;

5. Burocracia para empresas;

6. Escolher um nicho que o empreendedor goste;

7. Conseguir fazer a gestão empresarial.


Com o passar dos anos tem surgido novos modelos de negócios e canais de comercialização. Os empreendedores que ainda não possuem ferramentas e canais digitais devem refletir sobre isso. Os novos canais tornaram-se importantes fontes para o fortalecimento de receitas.


Conforme diversas pesquisas revelam, há um crescimento nessas demandas e é importante enxergar essa oportunidade dentro do negócio, adaptando para manter o funcionamento e a fidelidade dos clientes.


Os canais digitais aumentam ainda mais sua influência na vida de todos, seja para comprar itens de primeira necessidade, seja para se relacionar socialmente. É uma revolução causada pelo fato de pessoas passarem mais tempo em casa. Ou seja, as coisas que não eram prioridades no passado passaram a ter outra dimensão agora.


Uma empresa que não está apta a compreender essa mudança, conceber uma adaptação de seus produtos, crenças e modo de operar, está fadada ao fracasso. Ao perceber que algo está segurando o crescimento do negócio, um bom empreendedor sabe reagir de forma rápida para mudar o que for preciso. Apegar-se às próprias ideias de forma obtusa não combina com quem quer empreender nesse cenário.


Esses são os sete maiores desafios do empreendedorismo de alto impacto inicial a serem enfrentados no Brasil. Não é possível evitá-los, mas conhecê-los os torna menos assustadores. Com a devida ajuda e boa gestão é possível superá-los de forma que não afetem tanto seu negócio e o desenvolvimento econômico.


É essencial conhecer os desafios, não é mesmo?! Principalmente para entender que com o devido planejamento, foco no negócio e busca de conhecimento constante é possível driblar crises e alcançar o sucesso, independente das atividades econômicas escolhidas.


Interessante né pessoal?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:





bottom of page