top of page

Conheça 5 benefícios de ter um hobby


O cotidiano profissional muitas vezes nos deixa exaustos, não é mesmo? O cansaço nem sempre é só físico, mas também mental e uma porta de entrada para problemas como o estresse ou a sobrecarga emocional. É importante tomar muito cuidado com isso. São situações graves e precisam ser evitadas.


Uma das maneiras mais efetivas de trazer mais leveza e tranquilidade para os agitados dias de trabalho é desenvolver um hobby. Isso mesmo, uma atividade não relacionada à sua profissão que te dá satisfação.


Ainda melhor, um hobby pode trazer melhorias não só para a sua vida pessoal, mas também para a sua vida profissional.





Conheça 05 benefícios que ter um hobby pode te conceder:


1. Estimula a criatividade: Uma atividade que envolva paixão e naturalidade é extremamente estimulante para os setores criativos da sua mente. Supondo que o seu hobby envolva fazer trilhas radicais em busca de bons cenários, o caminho e as paisagens que você encontrará poderão agir como combustíveis para o seu pensamento de criação. Quando voltar ao trabalho, a diferença será perceptível no modo como você vai encarar as atividades criativas.


2. Válvula de escape: Parece difícil as vezes, mas tirar a sua cabeça do trabalho é necessário para que você tome perspectiva e avance na sua profissão. Ficar o dia todo focado no ambiente profissional muito provavelmente vai lhe gerar um incômodo e desnecessário estresse. Hobbies podem funcionar como escape, como uma alternativa para liberar pressão. As artes marciais são um ótimo exemplo.


3. Interações positivas: As interações que você desenvolve com os seus colegas de trabalho certamente é importante. No entanto, na maioria das vezes elas estão ligadas direta ou indiretamente com o próprio ofício. Assim, mais um ponto positivo dos hobbies está na possibilidade de desenvolvimento de novas interações, conexões com pessoas completamente diferentes (com as quais você possui em comum, apenas, a atividade que executam juntos). Conexão e formação de comunidade são importantíssimos elementos no desenvolvimento profissional.


4. Motivação: Quantas vezes você se sente sem motivação para levantar da cama e ir até o trabalho? O problema está longe de ser incomum e muitas vezes não tem relação apenas com a sua profissão em si, mas também com a ausência de um tempo inteiramente dedicado às suas paixões e atividades favoritas. Ter um hobby pode te ajudar a recuperar boa parcela da motivação que você achava estar perdida. Experimente.


5. Propósito: Quando você se sente esmagado pelas pressões do cotidiano, muitas vezes perde uma noção de propósito, um norte para seguir, algo que te diferencia dos demais. Ao invés de se render ao tédio e ao aspecto mecânico e repetitivo das atividades rotineiras, desenvolver um hobby funciona como um recuperador do seu propósito e, muitas vezes, de autoestima.


Se você ainda não tem um hobby, mas ficou animado com os benefícios, está na hora de descobrir qual a atividade que te dá prazer.


Segue algumas sugestões: Que tal ir para a cozinha para testar novas receitas? Gosta de artes, esportes, fotografia, artesanatos, tecnologia, filmes, minisséries, vídeos, música, instrumento musical, dança?


Então, comece a se conhecer melhor, entenda os seus gostos e preferências, assim será possível descobrir um hobby que vai te ajudar a ter mais saúde.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


bottom of page