top of page

Entenda a diferença entre verduras e legumes e suas importâncias para a saúde


Todos sabemos que uma alimentação de qualidade é de suma importância para o funcionamento do organismo como um todo, não é mesmo?


Se você busca mais saúde e acredita que isso é possível de ser alcançado através da alimentação, é essencial entender a diferença entre verduras e legumes e suas importâncias para a saúde.





Verduras: São alimentos cujas partes comestíveis são as folhas, flores ou até mesmo as hastes. Para evitar confusão, basta associar o nome verdura, a cor verde. A maioria das verduras são verdes, salva algumas exceções, como é o caso do repolho ou alface, roxos, por exemplo. Alguns exemplos clássicos de verdura são: Brócolis, alface, repolho, rúcula, agrião, chicória, couve-flor.


Legumes: São alimentos que possuem como partes comestíveis os frutos, sementes ou partes inteiras de seus corpos. Os legumes podem também ter colorações verdes, mas no geral são coloridos. Dentre os exemplos mais conhecidos de legumes temos: Cenoura, tomate, feijão, beterraba, rabanete, pepino, berinjela, abobrinha, pimentão e muitos outros.


Verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Esses compostos são importantes para o funcionamento adequado do organismo, capacitando o funcionamento do sistema imunológico e tornando seus consumidores ainda mais saudáveis.


As vitaminas são substâncias que não podem ser produzidas pelo organismo, por isso, precisam ser consumidas através de uma alimentação de qualidade. E são nas verduras e legumes que elas se encontram em maiores quantidades. Esses compostos desempenham diferentes funções no desenvolvimento e funcionamento do organismo. Diferente do que muita gente pode pensar, não são usados como energia e sim como aditivos que participam do processo de produção energético e mediam reações químicas. Baixos níveis de vitaminas podem causar uma série de doenças.


Os minerais são substâncias de origem inorgânica e fazem parte dos mais variados tecidos corporais, como ossos, dentes, células sanguíneas e fluídos biológicos. Os minerais são conhecidos no universo médico-nutricional como substâncias reguladoras, uma vez que participam ativamente de pequenas reações bioquímicas em todo o organismo, contribuindo para o equilíbrio geral. Várias verduras e legumes possem minerais como: Cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, ferro, zinco e outros.


As fibras são polissacarídeos que não são absorvidos pelo organismo, e tem como função potencializar a fermentação e proliferação de bactérias intestinais e otimizar o trânsito intestinal. As fibras solúveis podem ser encontradas em cereais, frutas, legumes e sementes. Elas potencializam a proliferação de bactérias intestinais benéficas, além de controlar os níveis de glicose no sangue, proteger o cólon e promover saciedade. As fibras insolúveis podem ser encontradas em alguns legumes, cereais e principalmente em verduras. Esse tipo de fibra promove sensação de saciedade, e otimiza o trânsito intestinal, evitando ou revertendo quadros de constipação através da absorção de água e aumento do tamanho do bolo fecal.


Viu pessoal como as verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras? Faz sentido fazer uma relação das verduras e legumes de sua preferência e fazer uso no dia a dia, não e mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro





Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


bottom of page