top of page

As 10 leis da prosperidade financeira

Se pararmos para nos perguntar “Para que eu quero prosperar?”, provavelmente vamos ter muitas respostas que nos vêm à mente. Se mantivermos essa pergunta, eventualmente vamos chegar a uma resposta final: “para ser feliz”.

Em essência o Ser Humano associa prosperidade e riqueza com felicidade. Por isso, nada mais natural que busquemos e desejemos a prosperidade financeira. O problema é que acreditamos que a felicidade vai ser alcançada quando tivermos prosperidade e riqueza. Acreditamos que riqueza é uma das principais condições para a felicidade. Aí é que está o erro. Na prática é o inverso. A felicidade é condição para a prosperidade verdadeira e não o contrário.

Pessoas felizes se doam em seus relacionamentos, pois têm energia abundante para doar. Isso faz com que tenham uma rede farta de amigos e conhecidos que querem o seu bem.

Pessoas felizes trabalham aprendendo continuamente e gostam de fazer o que é necessário no momento presente. Seu foco é solucionar o problema que a equipe tem. Isso faz com que se tornem potenciais líderes, pois as pessoas sabem que elas focam no necessário e o que é melhor para a equipe.

Pessoas felizes são mais flexíveis com adversidades da vida. Elas veem esses desafios como condições passageiras e com algum aprendizado que aumentará a sabedoria no futuro. Isso faz com que evoluam muito mais rápido do que as outras pessoas.

Pessoas felizes se propõem a resolver problemas dos outros, pois sabem que quando investem seus talentos nos outros, esquecem de si mesmos e de seus problemas. Normalmente esses problemas acabam se dissolvendo sozinhos.

Pessoas felizes se satisfazem com menos do que têm e por isso vivem sempre em estado de fartura, pois sempre sobra.

O obstáculo para mudarmos, então, é mudar a maneira como vemos a vida. Temos que sair de um modelo de miséria, onde sempre falta, e entrar em um modelo de prosperidade financeira, onde sempre sobra. Não estou incentivando você a criar uma fantasia e viver como se estivesse em um mundo paralelo, onde tudo dá certo. Pelo contrário, o modelo mental de prosperidade financeira reconhece os desafios e encara-os de frente.

O que muda é a “atitude” frente aos desafios. Agradecemos pelos desafios em vez de resistir a eles. Isso faz total diferença, pois só aprendemos quando aceitamos. E só evoluímos quando aprendemos. Quando resistimos, o fruto é dor. Quando aceitamos, o fruto é aceitação, ausência de sofrimento e prosperidade financeira. Isso faz sentido para você?








Conheça as 10 leis da prosperidade financeira:


1. Gastar menos do que gera de riqueza: O fundamento-base da prosperidade financeira é gastar menos do que você gera de riqueza. Viva você com um salário mínimo ou com uma fortuna mensal, você deve viver com menos do que gera de dinheiro. Comece com 5% de poupança e crie uma meta de chegar em 10% ou mais. Se não seguir essa lei, não importa quanto ganhe, vai sempre estar quase falindo.

2. Aprender o que significa juros compostos e usar a seu favor: Quando compreendemos o significado de juros compostos, entendemos também que o dinheiro que poupamos é emprestado para outras pessoas e essas outras pessoas nos pagam para usar o nosso dinheiro, isso são os juros. Conforme, a cada mês, você disponibiliza mais dinheiro na sua conta de investimentos para o banco emprestar, mais o banco te remunera com juros e esse valor entra novamente na sua conta somado com o valor que já tinha guardado. O efeito disso no longo prazo é devastadoramente positivo. Para você ter uma noção de números, guardando aproximadamente 70-100 reais por mês por 35 anos, é possível ter uma aposentadoria mais alta do que a que o Estado paga (entre 3-4 mil reais mensais) até a sua morte.

3. Trabalhar com algo que gosta: O que te leva ao limite e faz com que melhore no seu trabalho é o nível de interesse que você tem por ele. Seguramente, se você fizer algo que não gosta, vai ser deixado para trás pelos seus concorrentes que amam e gostam do que fazem. Você não tem como competir com uma pessoa que faz o mesmo trabalho que você, se você não gostar do que você faz e ela gostar. A pessoa que gosta do que faz não mede esforços. Vai no limite e com isso se diverte, evoluindo seu ofício. Pode fazer isso até o último dia da vida dela. E você está olhando o relógio esperando dar 18h para ir embora para casa. Escolha um ofício que seja bom e que tenha alto interesse. Você vai se destacar e tem tudo para se tornar um mestre nele ao longo dos anos.

4. Aprender novas habilidades continuamente: As pessoas felizes e prósperas gostam de aprender habilidades novas. Gostam de ver o mundo de maneiras diferentes. Gostam de conhecer pessoas novas e lugares novos. Gostam de ler sobre assuntos que não sabiam que existiam. Essa curiosidade e abertura para aprender faz com que o repertório de soluções dessa pessoa se torne cada vez mais vasto. Pessoas prósperas tendem a ter respostas para todos os problemas que a vida traz para elas. Quando não têm, buscam uma resposta até encontrar. Sabem que, em algum lugar, alguém já resolveu o problema pelo qual estão passando.

5. Medir e controlar os resultados obtidos: A maioria das pessoas tem aversão a essa lei, pois precisamos aprender a gostar minimamente de números. Não são números da NASA para você mandar um satélite para o espaço. São números gerais, de quanto sua vida está progredindo em cada área. Pode ser o seu peso e percentual de gordura na área de saúde. O número de livros que leu esse ano na área de aprendizado. O número de cursos que fez na área vocacional. Quanto conseguiu guardar para viajar na área de lazer. Quantas vezes doou seu tempo a uma causa filantrópica que só você sabe que faz na área de propósito de vida. Quantos resultados alcançou profissionalmente, na área profissional. Quando você mede, você consegue controlar e criar metas realistas. Se você não mede, o fruto é confusão e falta de discernimento do que precisa ser feito.

6. Ser gentil: A gentileza é como o óleo nas engrenagens de uma máquina. Sem gentileza a vida tem muitos atritos e conflitos. Perdemos energia com assuntos que não levam aos destinos que queremos. Sentimos que estamos sendo ‘segurados’ por uma força que não nos deixa evoluir. Quando somos gentis com tudo e todos, as oportunidades aumentam e as pessoas e situações tendem a lembrar de nós. Isso acontece pois o ser humano gosta de conviver com pessoas que são agradáveis. Mesmo as pessoas desagradáveis gostam de pessoas agradáveis.

7. Falar sempre a Verdade: nunca mentir ou usar sua voz para maldizer: A mentira cria confusão nas pessoas que estão envolvidas na mentira. Especialmente para quem mente, a confusão é grandiosa. Pode parecer que existe um benefício no curto prazo em mentir, mas saiba que o preço a ser pago um pouco mais a frente é doloroso e invalidada qualquer benefício anterior. Nossa voz é um veículo de comunicação e manifestação das intenções. Sempre que usar esse veículo para maldizer e mentir, você estará plantando essas sementes em sua mente e em sua vida. Pessoas me perguntam sobre a mentirinha branca. Veja que até a forma como falamos da mentirinha branca é uma mentira. Mentira não tem quantificação. Ou é verdade ou não é. Se não é, é mentira. Mentirinha não existe. O adjetivo ‘branca’ é para tentar iludir a nossa mente de uma qualidade que insiste na mentira. Um dos piores tipos de mentira é a mentirinha branca, pois nos iludimos achando que ela não é mentira. E essa é uma mentira poderosa. Se não tem nada bom a falar, diga que não vai se manifestar sobre o assunto e se distancie.

8. Cortar julgamentos mentais: O julgamento mental cria a ilusão de que sabemos o que é CERTO para a pessoa/assunto que estamos julgando. Só estamos vendo uma pequena parte do problema. Lembrar que não sabemos o contexto todo é o antídoto para não nos deixarmos ser iludidos pelos julgamentos mentais. Com a prática, vamos sentindo um alívio de não precisar ter opiniões sobre os assuntos. Deixamos vida mostrar o melhor caminho, e nos adaptamos a esse caminho mostrado pela vida.

9. Praticar a gratidão: A gratidão é a porta de entrada de todas as Graças existentes. Só no estado de Ser da gratidão conseguimos ver tudo o que temos e nos tornamos. Sem a gratidão nos tornamos insensíveis e cegos ao nosso contexto de vida. Praticar a gratidão é se sensibilizar para os milagres que acontecem continuamente, percebendo que sem eles não conseguiríamos nem estar vivos. A gratidão é como um músculo, quanto mais treinada, mais forte fica.

10. Servir algo Maior / ter um propósito: A essência da prosperidade financeira é ter algo maior que direciona essa prosperidade. Quando temos um propósito, os limites dos outros deixam de ter significado para nós. A fé em algo maior nos faz sentir completos e a serviço de algo que não conseguimos explicar. Servir algo maior é ter um propósito e isso é a base de sustentação da pessoa próspera/feliz. Ela sabe que sua felicidade é algo recebido, como um presente. Por isso agradece continuamente esse propósito e força maior. Não julga, pois sabe que cada ser está em sua etapa perfeita de seu caminho. Fala sempre a Verdade para não atrapalhar cada ser em sua jornada, mas sim ajudá-lo a encontrar seu propósito. É sempre gentil, porque uma vida de gentileza é um presente por si só. Mede e controla seus esforços para descobrir sempre se está investindo o seu melhor e se seu investimento está frutificando em resultados. Aprende novas habilidades pois se diverte em ser sempre um aprendiz. Trabalha com o que gosta pois apenas esse tipo de trabalho gera valor para satisfazer verdadeiramente o cliente. Aprende sobre juros compostos para que não seja escravo de seu ofício. Gasta menos do que gera pois sabe que é imprudente e sofre aquele que precisa viver com mais do que tem.


Interessante né pessoal?! A prática contínua dessas 10 leis leva à prosperidade conclusivamente. A prosperidade e a felicidade andam juntas do começo ao final da jornada. Por isso, para sermos prósperos amanhã, devemos ser prósperos agora.




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


bottom of page