top of page

O que é estresse financeiro?

Quem nunca teve uma noite mal dormida pensando nas ações que desvalorizaram, na conta de luz atrasada ou naquela compra feita por impulso e que, na verdade, nem era necessária?

Nossa vida financeira pode ser um prato cheio para preocupações: de acordo com o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro, uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central lançada em 2021, as finanças causam estresse em 58,4% dos brasileiros.

É o que chamamos de estresse financeiro, um dos maiores inimigos do tão almejado bem-estar financeiro.





Mas uma coisa é certa: lidar com situações que envolvem dinheiro faz parte da nossa rotina. Então, como evitar que nossas decisões financeiras sejam uma constante fonte de angústia?

Estresse financeiro, de acordo com a entidade americana Financial Health Institute, é uma condição que resulta de eventos financeiros e/ou econômicos que geram ansiedade, preocupação ou sensação de escassez e é acompanhada por uma resposta fisiológica de estresse. Ou seja, é aquela apreensão que sentimos quando temos uma dívida pendente, quando a inflação dispara ou quando perdemos um emprego.

Cabe lembrar aqui que o estresse não é sempre algo ruim. Afinal, ele é uma defesa natural do nosso organismo, desencadeada quando nos sentimos ameaçados ou em perigo.

Por isso, uma conta esquecida ou uma fatura do cartão de crédito um pouco mais alta do que o esperado pode até causar um estresse temporário, mas isso não quer dizer, necessariamente, que você deve se preocupar.

O problema é quando o estresse financeiro se torna crônico, ou seja, quando ele é contínuo (mesmo que, muitas vezes, seja intermitente).

Nesses casos, os sintomas prolongados podem acabar afetando a nossa saúde, não só emocional, mas física também. A maior parte deles, inclusive, também pode acabar dificultando a resolução dos próprios problemas financeiros que os originaram.


Dentre esses sintomas, podemos destacar:

· Ansiedade;

· Cansaço;

· Insônia;

· Dor de cabeça;

· Taquicardia;

· Compras compulsivas provocadas pelo prazer a busca por status, causando uma falsa impressão de que você tem mais dinheiro;

· Dificuldade para lidar com as dívidas, preocupações excessivas e ansiedade por causa dos juros;

· Medo excessivo de perder uma fonte de renda;

· Medo de precisar diminuir o padrão de vida em que se vive; entre outros.

· Entre outros.


De acordo com o Estudo Covid-19 Global Impact, realizado pela empresa de serviços de saúde Cigna, os efeitos decorrentes do estresse financeiro podem levar a complicações como problemas cardiovasculares e depressão.

Por isso, além de saber o que é esse tipo de estresse, também é importante entender o que pode provocá-lo. Assim, fica mais fácil se prevenir ou identificá-lo, se for o caso.

As causas do estresse financeiro estão diretamente relacionadas à nossa relação com o dinheiro e à nossa situação financeira.

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo International Stress Management Association (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse) no Brasil (ISMA-BR), a incerteza financeira foi apontada como a principal causa da ansiedade e da preocupação de 78% dos entrevistados.

Em geral, essa situação é acompanhada de questões que não podem ser resolvidas em pouco tempo, o que potencializa as chances de o estresse vir a se tornar recorrente.

Muitas pessoas encontram dificuldades na hora de lidar com as finanças, o que acaba gerando situações propícias para o desenvolvimento do estresse financeiro. Fatores como a falta de conhecimento, a falta de planejamento e as emoções estão entre os principais obstáculos a serem vencidos. De fato, somos seres emocionais e quando deixamos a emoção falar mais alto com as nossas finanças, na maioria das vezes tomamos decisões impulsivas. Essas decisões irracionais com o dinheiro causam ansiedade e frustração.

E não é à toa. Afinal, comprar dá prazer, por isso, às vezes buscamos no consumo uma forma de aliviar sentimentos ruins, sem pensar nas consequências que essa atitude pode gerar para o nosso bolso.

Além disso, existem fatores externos, que geralmente fogem do nosso controle e nos colocam em um terreno incerto de muitas perguntas e poucas respostas. É o caso de pandemias e crises econômicas, por exemplo.

Recomenda-se para quem tem estresse financeiro, procurar a ajuda de aconselhamento financeiro, com a consultoria financeira. Especialistas em educação financeira e finanças são profissionais formados e experientes na área financeira, altamente capazes de ajudar as pessoas a organizar e controlar as suas finanças e também a traçar estratégias para planejamento financeiro a curto, médio e longo prazos. A educação financeira, mudança de mentalidade, hábitos e comportamentos o ajudará a lidar com seu estresse financeiro e existem muitos métodos eficazes para esse processo, por intermédio da consultoria financeira pessoal. Em diversos casos, muitas pessoas nos estágios iniciais do estresse financeiro, tem resultados positivos com o controle financeiro, pois o ato de começar a cuidar das finanças pode ajudar a impedir que a situação se deteriore, começando a recuperar o controle de suas finanças, lutando contra seus desejos de ignorar o problema, enfrentando quaisquer causas subjacentes, como a dívida.

Todo mundo, em algum momento da vida, vai precisar lidar com dinheiro diariamente. Todos temos contas a pagar, comida para botar na mesa e itens que precisamos ou queremos comprar. Assim, estaremos sempre sujeitos a passar por situações que podem gerar estresse financeiro.


Mas isso não quer dizer que não podemos reduzi-lo ou gerenciá-lo. Então:

· Organize, faça um controle financeiro e monitore as suas finanças;

· Busque conhecimento sobre educação financeira constantemente;

· Não aja por impulso e opte pelo consumo consciente;

· Viva de acordo com o seu padrão de vida;

· Faça um planejamento financeiro a curto, médio e longo prazos.


Interessante né pessoal?! Entendendo o estresse financeiro, fica mais fácil cuidar da sua saúde financeira, não é mesmo?!




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:



2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


bottom of page