top of page

05 dicas de filmes sobre educação financeira


Muitas pessoas tem dificuldade de organizar as finanças. Mas aprender a cuidar das finanças não precisa ser chato, nem difícil e alguns filmes podem te ajudar nessa missão.


Para aprender sobre o assunto de uma forma alternativa, podemos aprender sobre finanças de maneira mais leve com filmes que possuem uma abordagem mais interativa e que na maioria das vezes, chama muito a atenção e diversas pessoas e ajudam a compreender o universo das finanças.






Conheça 05 dicas de filmes sobre educação financeira:


1. À Procura da Felicidade: Inspirado em acontecimentos reais e com o ator Will Smith como protagonista, o filme retrata a vida de um homem desempregado que luta para sobreviver e dar uma vida digna ao filho após ser abandonado pela esposa e despejado de seu apartamento. Sem muitas opções, ele decide aceitar um estágio não remunerado para mostrar seu potencial profissional. A narrativa presume que, mesmo em momentos de extrema dificuldade, é preciso focar nos objetivos e ter muita força de vontade para alcançá-los, mostrando que mesmo com pouco dinheiro e um filho para criar é possível economizar e concentrar os gastos em necessidades.


2. O Lobo de Wall Street: Um clássico para aqueles que gostam de conteúdos sobre o mercado financeiro, o longa mostra a história de um ambicioso corretor da bolsa de valores que enriquece rapidamente de forma ilícita, representando um lado obscuro de Wall Street, a bolsa de valores americana, e trazendo reflexões sobre estratégias financeiras imorais e ilegais.


3. Grande Demais Para Quebrar: Para abordar o poder político das corporações e a sua dimensão econômica, o filme narra, do ponto de vista de Henry Paulson, a saga para tentar evitar a falência do banco norte-americano Lehman Brothers. Durante as negociações, importantes líderes financeiros buscavam uma solução privada envolvendo banqueiros de investimento e membros do congresso para preservar a empresa.


4. A Grande Aposta: Para quem tem interesse em aprender mais sobre mercado financeiro, o longa é uma ótima recomendação. A história retrata um especialista financeiro que encontra problemas no mercado imobiliário e antecipa a crise de 2008, investindo dinheiro e concretizando sua teoria, que era vista como absurda. Além disso, a produção explica alguns termos do mercado de investimentos que podem ajudar os iniciantes.


5. Os Delírios de consumo de Becky Bloom: O filme de comédia foi baseado em uma série de livros que conta a história de uma mulher viciada em compras. Cheio de humor, podemos acompanhar as loucuras da protagonista que gasta muito além do que precisa, estoura cartões de crédito, e, como consequência, tem sua vida profissional e pessoal completamente afetada. O filme nos ensina a importância de ter cautela, refletir até mesmo sobre gastos básicos, e, sempre que possível, poupar dinheiro.


Interessante né pessoal?! Quando chega à noite, os feriados ou os fins de semana e com ele a vontade de se aconchegar no sofá, fazer uma pipoca e assistir um bom filme. E por que não unir o útil ao agradável e ver uma produção que, além de entreter, ainda aborde um tema sobre o qual você quer aprender?


Muita gente ainda tem dificuldade em lidar com dinheiro, então assistir alguns filmes que nos ensinam sobre educação financeira, investimentos e o universo da bolsa de valores, pode ser uma solução para começar a desenvolver conhecimentos sobre esse assunto.



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


bottom of page