• a1c1f1

06 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler


Se você está em busca de construir um patrimônio duradouro, alguns livros sobre educação financeira podem te ajudar nessa trajetória de conhecimento.








Conheça 06 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler:


1. Pai rico, pai pobre: Escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, esse é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo. O autor conta a história de seu pai biológico, um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. Por outro lado, o pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o segundo grau, se tornou o homem mais rico do Havaí. Esse era, então, o pai rico que repassou grandes ensinamentos a Kiyosaki. O livro é importante para quem pretende construir um patrimônio sólido, pois ensina que muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos com inteligência financeira — como saber diferenciar um ativo financeiro de um passivo ou como pagar menos impostos.


2. Quem pensa enriquece: Esse é um livro lançado na década de 1930, mas que continua atual. Napoleon Hill, autor da obra, passou cerca de 20 anos estudando os segredos dos milionários para entender por que muitos querem ficar ricos, mas poucos conseguem. Hill acompanhou de perto mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller e encontrou neles 15 características comuns, como a persistência e a agilidade na tomada de decisões.


3. Os segredos da mente milionária: T. Harv Eker fará você refletir sobre o que ele chama de “o seu modelo de dinheiro”, um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas. No livro, o autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas. Um dos focos da obra é a simplificação: habilidade para diminuir os gastos ao adotar um estilo de vida que dependa menos do dinheiro. O autor afirma que, com menos gastos, é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros rapidamente. Ele também fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele, e como atrelar os seus rendimentos aos seus resultados — mais do que a quantidade de horas trabalhadas.


4. Casais inteligentes enriquecem juntos: A obra do Gustavo Cerbasi é um best-seller onde o autor traz ensinamentos válidos para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro. O foco é mostrar estratégias diferentes que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família. Entre os tópicos abordados estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, momento ideal para comprar uma casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros. O livro mostra como boa parte dos problemas em um relacionamento pode começar diante dos desafios que envolvem dinheiro.


5. O investidor inteligente: Quem pretende investir em mercados sujeitos à especulação não pode deixar de ler esse livro. Benjamin Graham formulou uma rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo. A obra é focada na interpretação do conceito de “valor do investimento”, que protege os investidores de cometer grandes erros. A obra “O investidor inteligente” é considerada a bíblia do mercado de ações desde que foi lançada, em 1949. Entre os leitores mais famosos que recomendam o livro está o bilionário Warren Buffett, que diz que os ensinamentos de Graham foram um dos pilares de seu sucesso financeiro.


6. A mente acima do dinheiro: Brad e Ted Klontz têm anos de experiência quando o assunto é ajudar as pessoas a resolverem problemas financeiros. Os autores juntaram toda essa experiência nesse livro, que aborda as 12 disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, e nos ensina que há soluções para todas elas. A obra mostra que o dinheiro pode ser o motivo do estresse de diversas pessoas, inclusive para quem está com as finanças equilibradas. Portanto, o livro é voltado para quem pretende tomar decisões financeiras melhores e saber como lidar com os desafios econômicos para, assim, ter uma vida mais saudável.


Bacana né pessoal?! Com essas dicas de livros de educação financeira, fica mais fácil traçar uma trajetória de conhecimento e construir um patrimônio duradouro, não é mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro








Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Participe do nosso Canal Exclusivo no Telegram:


0 visualização0 comentário