top of page

08 dicas de minisséries sobre negócios e empreendedorismo


A televisão, cinema e as plataformas de streaming sempre trazem histórias inspiradoras, não é mesmo?


Além de nos entreter e ajudar a passar o tempo, essas obras também podem ser excelentes aliadas para quem deseja se informar e buscar conhecimento.


São muitas as opções de minisséries sobre negócios e empreendedorismo capaz de fazer você se divertir e aprender a cuidar de seu negócio ao mesmo tempo.






Conheça 08 dicas de minisséries sobre negócios e empreendedorismo:


1- Shark Tank Brasil: A série Shark Tank Brasil, tem como tema central o empreendedorismo e exibe histórias de empreendedores brasileiros. Com uma dinâmica simples e objetiva, o programa apresenta uma espécie de sabatina feita por alguns grandes empresários. Inicialmente, o empreendedor chega, apresenta-se e fala um pouco sobre sua ideia de negócio. Em seguida, ele passa por uma série de questionamentos, feitos com o intuito de confirmar se aquele é realmente um negócio promissor. Inclusive, a metáfora do título faz todo o sentido, pois é como se os empreendedores estivessem rodeados por tubarões. Para sair vivo dali, ou seja, convencer um ou mais daqueles empresários a investir no seu negócio, cada empreendedor precisa de argumentos altamente persuasivos. Tudo isso, é claro, em frente às câmeras e com a ciência de que o material, em algum momento, irá ao ar em rede nacional. Como é possível deduzir, um dos eixos que conecta os episódios da série é a importância de saber avaliar a viabilidade de um negócio. Se você está pensando que o processo é algo restrito a grandes movimentações financeiras, saiba que esse é um enorme equívoco. Na verdade, isso acontece o tempo todo, como durante a decisão de investir em imóveis. No caso, uma das alternativas é o fundo imobiliário. Outro aspecto que merece sua atenção em Shark Tank são as lições frequentemente dadas pelos investidores que participam do programa. Por conta de sua larga experiência no mercado, não demora muito para eles identificarem as forças e fraquezas de cada oferta de negócio.


2- The Office: É uma série mais voltada para a comédia. Também ensina grandes lições de empreendedorismo, só que o inverso. Isso mesmo. O personagem principal Michel Scott, interpretado pelo ator Steve Carrel, tem sua rotina repleta de situações inusitadas e realiza ações que servem de exemplo para não serem repetidas no mundo empresarial. A trama se passa em uma empresa que produz e distribui papel. No dia a dia, os personagens vivenciam situações incomuns em uma rotina de escritório. Muitas delas inspiradas na vida real e que acontecem com certa frequência. Como lição de empreendedorismo, você pode aprender como exercer uma liderança firme e confiável, além de motivar profissionais a perseguirem o mesmo objetivo na empresa.


3- Mad Men – Inventando A Verdade: A série mostra o dia a dia dos profissionais em uma das maiores agências de publicidade da década de 1960, principalmente do diretor de criação Don Draper, interpretado pelo ator Jon Hamm. Ambição, disputa de poder e frustrações são abordadas com intensidade na série. Além disso, grandes marcas são mencionadas e dicas de marketing poderosas são ensinadas ao público.


4- Silicon Valley: Focada em startups, a série americana Silicon Valley mostra como seis profissionais desenvolvedores de programas de computador conseguiram construir uma carreira brilhante no Vale do Silício, polo do empreendedorismo inovador na Califórnia, Estados Unidos. A história mostra como nasce uma startup, como conseguir investidores para um projeto e como crescer rápido.


5- House of Cards: Essa série envolve duras negociações no universo político, mas também sugere inúmeros aprendizados que podem ser apregoados em diversas situações empresariais. Trata da importância do pensamento estratégico e como a força da decisão pode impactar o futuro dos negócios. Na trama, o personagem Frank Underwood, interpretado pelo ator Kevin Spacey, lidera sua vingança pessoal contra adversários na política norte-americana. No processo, valiosas lições de negociações são passadas à audiência. É uma série que ensina muito sobre como ser estratégico para realizar negociações.


6- Heartland: A série é baseada na série de livros Heartland de Lauren Brooke, Heartland é um drama familiar que segue as irmãs Amy e Lou Fleming, juntamente com seu avô Jack Bartlett, conta os altos e baixos da vida em um rancho de cavalos. Heartland é uma comovente série que narra uma bela história de uma família através de gerações. Passando por altos e baixos no rancho, compartilhando alegrias e tristezas, perdas e ganhos, a família Fleming se torna cada vez mais unida. A série faz um ótimo trabalho ao mostrar como as conexões interpessoais se tornam mais duradouras e sólidas com o passar do tempo. É uma série muito interessante pois mostra dificuldades financeiras vencidas no rancho, enfoca de forma impressionante os negócios, empreendedorismo, negociação, gestão e tomada de decisão de vários personagens envolvendo a administração do negócio da família, escolhas e os sonhos dos personagens em vários momentos vividos no cotidiano.


7- Gilmore Girls (Tal mãe, tal filha): Essa série divertida aborda o cotidiano de Lorelai Victoria Gilmore e sua filha Lorelai “Rory” Leigh Gilmore, que vivem na pequena cidade fictícia de Stars Hollow, em Connecticut. Explora diversos assuntos, tais como amizades, conflitos geracionais, mas, principalmente, a relação entre mãe e filha. A série nos coloca para pensar que no fim do dia, seja em meio a risadas ou lágrimas, a vida sempre nos ensina uma grande lição. É uma série interessante pois mostra dificuldades financeiras vencidas, enfoca os negócios e o empreendedorismo de uma pequena cidade e seus moradores e também a trajetória do sonho da Lorelai de querer ser uma empreendedora.


8- No Rancho: A história de The Ranch se passa na pequena cidade de Garisson, no Colorado, -onde Colt Bennett (Ashton Kutcher), retorna à sua cidade natal depois de uma breve carreira de jogador semi profissional de futebol americano. A trama está em torno dessa volta de Colt, sua relação com o pai e o irmão mais velho, e a administração do rancho que o Beau Bennett (Sam Elliott), o patriarca da família Bennett, que é o tipo de sujeito de poucas palavras e mal humorado, administra há muitos anos. Com o desenrolar da trama, Colt começa a trabalhar no negócio da família com seu irmão Jameson "Galo" (Danny Masterson). A série longa é interessante pois discorre sobre a administração do rancho, que envolve a gestão do pai e do filho e seus amadurecimentos tanto em âmbito familiar quanto profissional. Mostra diversas dificuldades financeiras vencidas no rancho e enfoca muitos aspectos do empreendedorismo, negociação e tomada de decisão, discorridos em vários momentos da vida.


Interessante né pessoal?! Quando chega à noite, os feriados ou os fins de semana e com ele a vontade de se aconchegar no sofá, fazer uma pipoca e assistir algo interessante na televisão.


E por que não unir o útil ao agradável e ver uma produção que, além de entreter, ainda aborde um tema sobre o qual você quer aprender?


No mundo dos negócios e do empreendedorismo sempre temos alguma coisa par aprender e aperfeiçoar, não é mesmo?!


Então assistir algumas minisséries que nos ensinam sobre esses temas, pode ser uma solução para começar a desenvolver conhecimentos sobre esse assunto.




Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:



bottom of page