top of page

09 dicas de minisséries sobre finanças e educação financeira


De fato, se você pretende melhorar a sua vida financeira, terá que estudar o assunto. Esse estudo, por sua vez, exige uma boa dose de dedicação e concentração, características que travam uma constante batalha com a procrastinação.


Mas e se você pudesse aprender a administrar o seu dinheiro de uma maneira capaz de mantê-lo focado e interessado no assunto? Tal feito é possibilitado por algumas séries sobre finanças e educação financeira imperdíveis.


Desse modo, o que parecia ser mais uma mera distração se transforma em um jeito inteligente e divertido de ampliar seus conhecimentos sobre gestão financeira. O conteúdo pode até fazer com que você descubra soluções interessantes para melhorar as finanças domésticas.







Conheça 09 dicas de minisséries sobre finanças e educação financeira:


1- Minissérie: A Vida e a História de Madam C. J. Walker. A série, com a atriz Octavia Spencer como protagonista, é baseada na biografia On Her Own Ground: The Life and Times of Madam C.J. Walker, de A’lelia Bundles. A obra conta a história de uma mulher negra que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna. Uma história inspiradora de uma mulher empreendedora e resiliente.


2- Minissérie: The Bold Type. Essa série conta a história das três amigas Kat Edison, Sutton Brady e Jane Sloan, que trabalham juntas em uma revista de Nova York e, no auge da vida profissional, descobrem como equilibrar carreira, romance e particularidades da vida adulta. A cada episódio, muitas questões de superação no mundo profissional são misturadas aos relacionamentos entre essas mulheres de personalidades distintas.


3- Minissérie: Maid. Você vai se emocionar com essa história impactante e de superação, inspirada em fatos reais. A série relata o drama de uma jovem mãe solteira desesperada, que se torna empregada doméstica para pagar as contas. Determinada, ela luta para proporcionar um futuro melhor para a sua filha enquanto tenta fugir de uma relação abusiva.


4- Billions: Seu enredo tem como foco principal o conflito entre Bobby Axelrod (Damian Lewis), um bilionário e dono de uma empresa de investimentos, e Chuck Rhoades (Paul Giamatti), promotor de Nova York que investiga as movimentações do empresário. Bobby nasceu em uma família pobre e batalhou muito, principalmente para se tornar um influente gestor em Wall Street. A série aborda assuntos como mercado financeiro, finanças, poder e política. Isso tudo com uma mistura de drama, ação e suspense.


5- Traders: A história se passa dentro de um banco de investimentos fictício. Por isso, várias rotinas dos gerentes e dos traders que atuam com o dinheiro dos clientes são apresentadas. Nesse seriado, aprenderá que existem vários mitos no mercado financeiro que precisam ser desconstruídos. Um deles é o de que a atuação no mercado de ações é como o filme O Lobo de Wall Street. Na realidade, tornar-se um investidor exige equilíbrio e cuidados para garantir que o dinheiro ofereça a máxima remuneração possível.


6- American Greed: Essa série sobre o mercado financeiro da CNBC conta diferentes casos de golpistas e fraudes que ficaram famosas no setor. Com ela, você percebe que é necessário tomar cuidado e agir de acordo com as regras. Devido ao seu ensinamento, American Greed é considerada uma das melhores séries para os investidores iniciantes. Afinal, perceberá que, para chegar aonde deseja, precisará empregar muito esforço e saber identificar golpes para evitá-los.


7- Heartland. A série é baseada na série de livros Heartland de Lauren Brooke, Heartland é um drama familiar que segue as irmãs Amy e Lou Fleming, juntamente com seu avô Jack Bartlett, conta os altos e baixos da vida em um rancho de cavalos. Heartland é uma comovente série que narra uma bela história de uma família através de gerações. Passando por altos e baixos no rancho, compartilhando alegrias e tristezas, perdas e ganhos, a família Fleming se torna cada vez mais unida. A série faz um ótimo trabalho ao mostrar como as conexões interpessoais se tornam mais duradouras e sólidas com o passar do tempo. É uma série muito interessante pois mostra dificuldades financeiras vencidas no rancho, enfoca de forma impressionante os negócios, empreendedorismo, negociação, gestão e tomada de decisão de vários personagens envolvendo a administração do negócio da família, escolhas e os sonhos dos personagens em vários momentos vividos no cotidiano.


8- Gilmore Girls (Tal mãe, tal filha): Essa série divertida aborda o cotidiano de Lorelai Victoria Gilmore e sua filha Lorelai “Rory” Leigh Gilmore, que vivem na pequena cidade fictícia de Stars Hollow, em Connecticut. Explora diversos assuntos, tais como amizades, conflitos geracionais, mas, principalmente, a relação entre mãe e filha. A série nos coloca para pensar que no fim do dia, seja em meio a risadas ou lágrimas, a vida sempre nos ensina uma grande lição. É uma série interessante pois mostra dificuldades financeiras vencidas, enfoca os negócios e o empreendedorismo de uma pequena cidade e seus moradores e também a trajetória do sonho da Lorelai de querer ser uma empreendedora.


9- No Rancho: A história de The Ranch se passa na pequena cidade de Garisson, no Colorado, onde Colt Bennett (Ashton Kutcher), retorna à sua cidade natal depois de uma breve carreira de jogador semi profissional de futebol americano. A trama está em torno dessa volta de Colt, sua relação com o pai e o irmão mais velho, e a administração do rancho que o Beau Bennett (Sam Elliott), o patriarca da família Bennett, que é o tipo de sujeito de poucas palavras e mal humorado, administra há muitos anos. Com o desenrolar da trama, Colt começa a trabalhar no negócio da família com seu irmão Jameson "Galo" (Danny Masterson). A série longa é interessante pois discorre sobre a administração do rancho, que envolve a gestão do pai e do filho e seus amadurecimentos tanto em âmbito familiar quanto profissional. Mostra diversas dificuldades financeiras vencidas no rancho e enfoca muitos aspectos do empreendedorismo, negociação e tomada de decisão, discorridos em vários momentos da vida.


Bacana né pessoal?! E aí, será que você está pronto para maratonar e aprender um pouco sobre finanças e educação financeira com essas dicas de minisséries?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro






Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:



bottom of page