top of page

Conheça 10 dicas para economizar em situações do dia a dia


Provavelmente você já deve ter ouvido alguém questionando que está com o orçamento apertado, e está difícil pagar todas as contas em dia e ainda fazer sobrar salário no fim do mês, não é mesmo?


Mas é importante que essas pessoas entendam, que não precisa ganhar mais pra conseguir isso. Com educação financeira, é possível aprender como economizar dinheiro.


O processo é baseado em compreender como usar de forma consciente os recursos, seja qual for a sua faixa de renda. Buscando conhecimentos sobre o assunto e planejando bem as suas finanças, você consegue economizar no dia a dia, poupar para realizar sonhos e até ter uma aposentadoria tranquila.






Conheça 10 dicas para economizar em situações do dia a dia:


1. Crie uma planilha de gastos: Faça uma relação de todos os gastos que você tem no mês.

2. Defina quanto você pode economizar por mês – inicie uma poupança

3. Corte as pequenas despesas: De troco em troco gasto com guloseimas você pode alcançar uma boa poupança.

4. Utilize o transporte público ou duas rodas: Deixe o carro em casa e, se possível, utilize menos taxi. Tente usar ônibus, trens, metrô ou bicicleta.

5. Cartões de loja: Tire os cartões da carteira e deixe-os em casa. Assim você não cairá em tentação num primeiro momento. No caso das faturas desses cartões, se for possível, pague-as no banco. Dificilmente conseguimos entrar na loja para pagar uma fatura e sair sem comprar nada.

6. Compre vestuários e calçados pela internet: Além da praticidade você poderá comparar preços, sem sofrer assédio dos vendedores.

7. Pague a vista: Pagar as compras à vista é uma ótima oportunidade para controlar melhor o que você gasta e obter bons descontos.

8. Peça desconto: Compra no débito, crédito ou dinheiro tem desconto, em percentuais menores no crédito, mas tem. Se não te derem, peça.

9. Venda o que não quiser mais: Aproveite para se livrar das coisas que você não utiliza para fazer uma graninha. Existem vários sites que negociam a venda de produtos usados.

10. Pegue emprestado: Se você foi convidado para uma festa e está pensando em comprar uma bolsa, sapato ou vestido novo. Pegue emprestado.

11. Impulso: Só compre algo que você terá certeza que vai usar.

12. Cartões de crédito: Compre a vista e evite parcelar.

13. Marcas de produtos: Abra mão das marcas famosas. No mercado existem marcas pouco conhecidas, mas eficiente tanto quanto as famosas. Produtos com marcas assim, costumam ser mais barato.

14. E-mails com ofertas: Não abra esses e-mails. Se você não tiver pulso vai se deixar envolver e pode acabar caindo na tentação da compra

15. Segunda mão: Se mesmo em situações de crise ou economia você não consegue se livrar do hábito de comprar uma peça de roupa de vez em quando, comprar em lojas de usados é uma boa opção. Desde que as roupas estejam em perfeitas condições.


Bacana né pessoal?! Com todas essas dicas fica mais fácil, economizar em situações do dia a dia, não é mesmo?!



Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas!

Atenciosamente,

Equipe do Box Financeiro







Temos 02 convites especiais para você:


1- Conheça as nossas redes sociais e fique por dentro de novidades:


2- Ouça as nossas dicas em PODCAST:


bottom of page